sábado, 16 de maio de 2009

D. Carrinha, neta de Seu Armando...



Fragmentos do livro Quinca Pedro - O Herói da Caatinga

“D. Carrinha neta de Seu Armando”...

Nasci no Brasil, no estado de Pernambuco, na cidade de Floresta, na Maternidade Ana Carolina Ferraz, anexo do Hospital Álvaro Ferraz, aos 26 de maio de 1970.
Registrada no Cartório de Registro Civil da cidade de Floresta, a Sra. Carlinda Ferraz Correia declarava, de acordo com informações de meu genitor, o agricultor Manoel Armando Ferraz, o assento de uma criança do sexo feminino, de olhos e cabelos castanhos, por nome de Carla Rogéria Rosa Ferraz. O sobrenome Rosa advinha de minha mãe, a agricultora Maria de Lourdes Rosa Ferraz.
Na Faz. Curral Novo, Ribeirinha do Riacho do Navio e 2º Distrito da cidade de Floresta, sob os vaidosos cuidados de pais, avós, tios, parentes e amigos, vivi os primeiros anos de vida, iniciando uma cultura de valorização ao homem e à mulher do campo, ao vaqueiro, aos costumes, tradições, lendas e labores rurais.
Residindo na cidade de Floresta, em companhia da mãe adotiva, a agricultora Josefa Maria da Rosa e dos pais adotivos, o enfermeiro Nilson Cavalcanti Ribeiro e a professora Maria Aparecida Ferraz Cavalcanti, dos irmãos Rejane Aparecida Ferraz Cavalcanti e Jerônimo Gregório Ferraz Calvacanti, da cunhada Marta Maria Nunes Ferraz Cavalcanti e da sobrinha/afilhada Ana Carolina Nunes Ferraz Cavalcanti, concluí estudos, construí valores e amizades, recebi o grau de professora. Entendendo que educar é construir, criar, reinventar, contradizer, contraditar, experimentar, testar, errar e acertar, concluí duas Graduações e uma Especialização: Geografia, Pedagogia e Psicopedagogia.
Funcionária da Prefeitura de Floresta desde 1988, exercendo entre outras funções a de Diretora escolar da Escola Municipal Joaquim Salvador de Souza Ferraz – “Vaqueiro Quinca Salvador” – Assentamento Serra Negra, vínculo empregatício em regime comissionado e atualmente interrompido. Em 2006, selecinada através de concurso público assumi, no Governo do Estado de Pernambuco/Secretaria de Educação/GRE do Sertão do Submédio São Francisco/Escola Deputado Afonso Ferraz a função de Professora do Núcleo Pedagógico do Curso Normal Médio. Sob a inspiração dos novos desafios aceitei, convite firmado pela Profª Auxiliadora Cornélio, lecionando também no ISEF - Instituto Superior de Educação de Floresta - PE. De formação cristã e educada sob os princípios da Doutrina Católica há três anos que estudo a Doutrina Espírita, freqüento o IECC - Instituto Espírita Caetano Coimbra, mantenho contatos com amigos Espíritas, participo de estudos sistematizados via internet e leio. Leio muito sobre a Doutrina Espírita. Isso me traz entendimento de uma totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário